PASSEIO EM OXFORD, NA INGLATERRA


Oxford é, sem dúvida, uma das minhas cidades favoritas na Inglaterra: charmosérrima, é repleta de parques, jardins e prédios históricos -  são mais de 900 construçōes preservadas pelo patrimônio público ! Dá para fazer um bom passeio a pé pela cidade em um dia; já fiz isso várias vezes com o Mike e amigos. Da última vez, tirei essas fotos para compartilhar com vocês.

Oxford localiza-se no sudoeste da Inglaterra - cerca de 1 hora de trem de Londres. Minha dica é percorrer o centro histórico a pé; várias de suas ruas são fechadas aos pedestres. Começando pela Broad Street (pertinho da rodoviária), você chega facilmente à Cornmarket Street, Magdalen Street, High Street, Turl Street e High Street - é nessa área que localizam-se muitas das atraçōes da cidade. 

E quais são as principais atraçōes de Oxford ? São os prédios da sua famosa universidade, que tem mais de 800 anos ! A Oxford University é composta por 39 faculdades, que se espalham pela cidade. Os prédios são todos espetaculares -  na minha opinião, o mais majestoso é o do Christ Church College (St Aldate's Street) , fundado em 1525.  


Vale a visita ao Christ Church College



 Na foto, visão da catedral da Christ Church College
E como tem estudante na cidade ! São cerca de 35 mil, movimentando e alegrando as ruas com suas bicicletas. Com tanto universitário, é claro que a cidade tinha que abrigar muuuuitas livrarias: na Broad Street - conhecida como a “rua dos livros”,  você encontra várias. Minha dica: não deixe de dar um pulinho na Blackwell's (48/51 Broad Street)  , uma das maiores livrarias do Reino Unido


A livraria Blackwell é um paraíso para os amantes de livros !
Aliás, a cidade é especialmente atraente para os amantes de literatura : os escritores  J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis foram professores na universidade;  há tours literários que visitam os pubs e livrarias onde os dois amigos costumavam se encontrar e frequentar.  Foi ainda em Oxford que Lewis Carroll conheceu a jovem Alice Liddell, inspiração para o seu “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”. 

E, é claro, mais recentemente, muitos dos prédios da universidade serviram como locação para os filmes de Harry Potter . Quem leu algum dos livros da série garante que as universidades lembram muito o ambiente criado por J. K. Rowling e reproduzido nos filmes.

Mas além dos prédios das faculdades, Oxford oferece aos visitantes vários outras atraçōes. Eu destaco o Ashmolean Museum (Beaumont St) , que oferece regularmente exposiçōes espetaculares de artes plásticas (falei de uma delas aqui). 


O Ashmolean Museum é uma das atraçōes imperdíveis da cidade. Recentemente visitei lá uma
exposição simplesmente espetacular: 'Cézanne and the Modern '
Outra atração sensacional é a Saxon Tower  (na Magdalen Street) - o edifício mais antigo de Oxford ( data de 1040 ! ). 




Não deixe de visitar também a linda Radcliffe Square (Praça Radcliffe), dominada pela Radcliffe Camera - a primeira biblioteca redonda a ser construída na Inglaterra (1737-49). 


A belissima Radcliffe Camera 

Outro ponto turístico da cidade é o Martyrs' Memorial, em homenagem aos mártires da Igreja Anglicana, que foram no local queimados por aderirem à reforma anglicana -  heresia que lhes custou a vida por ordem da Rainha católica Mary, em 1555.  

O memorial aos mártires da Igreja Anglicana
Da última vez que estive em Oxford aproveitei o tempo ensolarado para passear ao longo do Rio Thames pela New Walk Street até chegar na Folly Bridge - uma área linda com muitos pubs.


Os turistas curtem os pubs ao longo do rio

Gostou? Compartilhe:

5 comentários:

  1. Oi ameie seu blog, tenho planos de conhecer a Inglaterra e principalmente Oxford e tudo muito lindo.
    Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia ! Obrigada pelo carinho ! A Inglaterra é realmente um país fabuloso... e Oxford é uma cidade muito charmosa !

      Excluir
  2. Oi Claudia, moro no interior de São Paulo e é meu sonho conhecer oxford, por isso estou sempre lendo seu blog e essa publicação me fez querer ir ainda mais.
    Obrigada pelas fotos e dicas.

    ResponderExcluir
  3. claudia, muito obrigado pelas suas dicas que vao me ajudar ainda mais pq ja tenho uma filha fazendo Ph.D em Oxford e me chama sempre.

    ResponderExcluir
  4. claudia, muito obrigado pelas suas dicas que vao me ajudar ainda mais pq ja tenho uma filha fazendo Ph.D em Oxford e me chama sempre.

    ResponderExcluir