INGLATERRA, MUITO ALÉM DE LONDRES

"Londres não é o Reino Unido ", sentenciou o genial designer gráfico Peter Saville, em entrevista ao jornal O Globo recentemente. Autor de algumas das capas mais criativas de discos do New Order, Peter Gabriel, Duran Duran - entre outras bandas -, Saville está certo; o Reino Unido vai muito além de Londres, assim como o Brasil não pode ser reduzido ao Rio ou São Paulo, e os EUA não são apenas Nova York ou Washington. É claro que essas cidades têm uma importância especial - são capitais ou símbolos dos seus respectivos países. 


Não me entenda mais, eu a-do-ro Londres, mas aprendi a conhecer e valorizar outras regiōes no Reino Unido. Por exemplo, eu e o Mike escolhemos, para a nossa viagem de lua-de-mel, que vai acontecer em outubro, a linda Cotswolds, região rural no centro da Inglaterra, super bucólica e pitoresca. Se você sempre sonhou em ser transportada para uma dessas cidadezinhas do interior inglês, cenário de livros de Jane Austen ou de Agatha Christie, esse é o local ! Estradas vicinais conduzem a lindos vilarejos repletos de chalés com telhado de sapê, pequenas igrejas e ruas estreitas. A top model Kate Moss e o ator Hugh Grant são algumas das celebridades que mantêm casas em Cotswolds. Kate, aliás, seduzida pelo clima romântico da região, escolheu o pequeno e lindinho vilarejo de Southrop para celebrar seu casamento com o roqueiro Jamie Hince. 


Outra região linda que amigos britânicos sempre elogiam (Não deixe de visitar! , dizem eles....) é a Lake District, a Região do Lagos, no norte da Inglaterra. Destino imperdível para quem gosta de caminhadas e contato com a natureza, a área é repleta de montanhas, vales, bosques e lagos, é claro. Eu já tenho um passeio programado para lá em breve.

Manchester, no noroeste da Inglaterra

Ainda no norte, a paisagem muda totalmente em Manchester, que segundo Peter Saville, é o arquétipo da primeira cidade industrial do mundo, no século XIX. Com 500 mil habitantes, Manchester é muito conhecida pelos brasileiros por causa do futebol. Mas, historicamente, a importância da cidade é de outra natureza: foi palco central da Revolução Industrial no país.  Décadas mais tarde, nos anos 80, os trabalhadores e sindicatos da região foram foco de resistência contra a mão de ferro liberal da primeira-ministra Margaret Thatcher. A cidade também foi celeiro de inúmeras bandas de rock como Oasis, Morrisey, entre tantas outras. Manchester é um caldeirão cultural - consequência do enorme número de imigrantes e estudantes estrangeiros que frequentam universidades e vivem lá - são 153 línguas faladas na cidade! A cidade é cosmopolita e recentemente contou com um agito ainda maior durante o Festival Internacional, que ocorre a cada dois anos desde 2007 e apresentou um intenso programas de espetáculos de dança, peças de teatro, concertos etc.

Liverpool, minha cidade

Pertinho de Manchester fica Liverpool, onde eu e o Mike moramos. Cidade natal dos quatro Beatles que assombraram o mundo na década de 60, tem muito a oferecer. Em 2008 recebeu o título de Capital Européia da Cultura. Merecido: tem sempre algo movimentando a cidade - um festival de música, uma bienal de arte ou exposições imperdíveis.



Liverpool teve um papel significativo no crescimento do Império Britânico e no desenvolvimento da revolução industrial da nação. A cidade cresceu principalmente com o movimento do porto, construído em 1715 , e mais tarde, durante o reinado da rainha Victoria (1837-1901). Somente no ano de 1847, cerca de 300 mil pessoas migraram para a cidade atrás de novas oportunidades de vida, principalmente para trabalhar no porto da cidade. Dezenas de imponentes e lindos prédios foram construídos nessa época - você pode ver muitos deles hoje, como o St George Hall e a primeira biblioteca pública da cidade.
  

Ainda na Inglaterra a lista do lugares lindos não seria completa sem incluir as cidades históricas de York, Chester e Bath; as cidades universitárias de Oxford e Cambridge; e o clima artsy e cool de Brighton e arredores. Isso sem nem começarmos a falar dos outros países do Reino Unido, como a Escócia ou do País de Gales e Irlanda do Norte.... 


Gostou? Compartilhe:

11 comentários:

  1. Muito interessante esse post, Claudia!
    Com certeza há muito mais do que Londres pra se conhecer quando se vai a Inglaterra.
    E seu blog com certeza será um guia bastante eficiente quando eu visitar o país.
    Boa sorte na uni em Setembro, btw :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana ! A Inglaterra é mesmo linda e com muitas opçōes de viagens e passeios... Bj Claudia

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia,

    Adorei seu blog, achei super interessante e bem escrito. Parabéns! Estou aberta a idéias para parcerias, ok?
    Bjs,
    Eneida

    ResponderExcluir
  4. O comentário acima saiu como anônimo, mas não era essa a intenção!
    Eneida

    ResponderExcluir
  5. OK Eneida, rs ... Vamos bolar uma parceria sim ! Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Cláudia, parabéns pelo blog.
    Liverpool é uma cidade fácil para se locomover de carro, seria uma boa base para explorar o País de Gales, em qual região é melhor ficar.?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi Inês. O centro de Liverpool é um excelente ponto de partido para passeios pela cidade e viagens pelos arredores... Escrevi um post sobre hotéis nessa região da cidade. Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem ?
    Eu fui pra Londres e nao gostei. Nao era o que eu esperava.Fiquei 2 meses e nao conseguia trabalho , mesmo sendo cidadao europeu. Em junho de 2016 estou voltando pra inglaterra e estou louco pra morar longe de londres . Todos sabem q fora de londres a qualidade de vida é melhor. Eu odiava pagar 360 libras por mes num quarto dividido. Fora de londres eu pago menos pra ter um quarto so pra mim. Ainda nao conheco nada da inglaterra. Estou querendo dicas sobre novos lugares pra se viver e conseguir trabalho. Abracos

    ResponderExcluir
  9. Olá Claudia. Minha filha mora em Plymouth, cidade linda... E os arredores são maravilhosos porque a cidade é fronteiriça com Cornwall. Recomendo um passeio pelas mansões do National Trust cheias de historias e jardins deslumbrantes... E pelas praias da região, lindíssimas, Newquay, Whitsand bay, Looe... E o sorvete feito com cornish milk..? Nem me fale. E o Projeto Eden...Vale um passeio por lá, garanto que vai render muitas postagens!

    ResponderExcluir
  10. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO $100,000.00USD DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    Você precisa de um empréstimo para abrir um negócio ou pagar suas dívidas? {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus com o financiamento de um empréstimo. Obtenha o seu Cartão ATM em Branco ou CARTÃO DE CRÉDITO entregue à sua porta que funciona em todas as máquinas ATM em todo o mundo com a ajuda da BENJAMIN LOAN FINANCE. Os cartões ATM podem ser utilizados para levantamentos em Máquinas ATM ou furto, em lojas e POS. eles distribuem esses cartões a todos os clientes interessados em todo o mundo. Se você precisar de um empréstimo sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir